Fundações: O que é e quais os tipos mais comuns

Fundação é a obra, geralmente enterrada, que serve para suportar a casa, prédio, ponte ou viaduto. A fundação pode ser feita de diversos tipos de materiais e dependendo do tipo de terreno encontrado no local das obras, adota-se tipos diferentes de fundações. Veja os tipos mais comuns:

Baldrame

O baldrame é o tipo mais comum de fundação. Constitui-se de uma viga, que pode ser de alvenaria, de concreto simples ou armado construída diretamente no solo, dentro de uma pequena vala. É mais empregada em casos de cargas leves como residência construídas sobre solo firme.

Baldrame

Sapata

A sapata é preferida onde o baldrame não é recomendado, quer pelo peso do prédio ou pela baixa resistência do solo. A sapata é um bloco de concreto armado construído diretamente sobre o solo dentro de uma escavação.

Sapata

Estaca

A estaca é empregada em solos fracos ou em prédios de altura média. As estacas podem ser moldadas no local ou pré-fabricadas. As estacas podem ser de concreto simples, concreto armado, de madeira ou metálicas. A dificuldade é que necessita-se de um equipamento, o Bate-Estaca.

Estaca

Tubulão

O tubulão é empregado em locais de solo pouco resistentes ou que apresentam abundância de água. É empregado também para fundações dentro d’água como as fundações de pontes, como a Ponte Rio-Niterói. A construção de um tubulão pode ser feita pelo método “a céu aberto” ou pelo método “a ar comprimido”.

Tubulão

Por Roberto Watanabe

Comentários estão fechados.